Workshop 2

Workshop de Orientação Vocacional e Desenvolvimento Pessoal “VONINGA”

Resumo de Actividade

Data: 12 de Novembro de 2022 
Local: Escola Secundária de Manhiça
Horas: Início: 08:00h – Término: 13:30h
Beneficiários: 24 alunos do II Ciclo da Escola Secundária de Manhiça
Oradores:

David Nhassengo

Hélio Timana

Joaquina Manhiça

Fredson Evandro

Painel:

Joaquim Jaime

Alcidio Timana

Honildo Macucule

Oradores

Mestre-de-Cerimónias Frederico Pedro Cumba
Keynotes:

Dário Macucule

Yolanda Morais

Convidados:

Jonathan Moz (Músico/ Antigo Aluno da ESM)

Augusto Muianga (Presidente do Conselho de Escola)

Mário Machel (Professor da Escola Secundária de Manhiça)

Apoio:

Grupo Dourados

Celeiro Central

OC – Olho Clínico Moz

Infoworld 

HZ Sabores In the Club, EI

Barber Shop Manhiça

 

Workshop VONINGA 12 de Novembro

 

Oradores

O workshop de 12 de Novembro de 2022, como é hábito, contou com 04 experientes e carismáticos oradores, antigos alunos da escola visitada:

 

David Nhassengo

Um Empreendedor, Jornalista e Gestor Desportivo que palestrou pela segunda vez aos alunos da Escola Secundária de Manhiça. Nhassengo discutiu com os alunos sobre estratégias para identificarem suas paixões, estratégias para manter o foco nos aspectos mais importantes da formação académica e social; estratégias para o bom proveito da tecnologia de modo a apoiar os estudos, entre outros aspectos. 

 

Hélio Timana

Experiente em Gestão da Educação, Docência e Assistência Social através da participação em projectos de âmbito comunitário, participou pela primeira vez como palestrante no Workshop VONINGA. Durante a sua intervenção fez referência aos tempos idos, quando também era aluno da mesma escola e a diferença de realidades das duas épocas, destacando os constrangimentos para o acesso à continuidade dos estudos. A sua interacção com os alunos, conheceu o seu momento mais aceso quando abordou um problema que tem sido ao longo dos anos um inimigo dos jovens e destruidor de sonhos: o impacto do álcool e das drogas ilícitas.

 

“Como estudantes, reflictam e escolham uma profissão ligada ao que vocês gostam de fazer… e dediquem-se à vossa formação, sejam objectivos, persistentes disciplinados e não se deixem perder com o álcool, drogas e más companhias que irão surgindo durante o percurso estudantil. O sucesso dependerá a 100% da força de vontade que cada um carrega dentro de si.” – Hélio Timana

 

Joaquina Manhiça

É uma Professora apaixonada pela Biologia, com largos anos de experiência e activismo no sector da educação e não só. Graças a sua proactividade, teve a ousadia de envolver-se em diversas actividades que garantiram conhecimentos sobre diferentes ramos de actuação enquanto estudante e nos primeiros anos da sua carreira. A professora Joaquina partilhou a sua história de vida e o seu percurso estudantil para convidar os alunos ao seu espaço, tendo em seguida, abordado a questão do tabu em volta do género incluindo, as diferentes formas de assédio na vida académica e no dia-a-dia em geral.

 

Fredson Jaieia

É um jovem que vive a sua paixão, que é lutar pela justiça social. Advogado de profissão, Fredson revelou-se realizado com o trabalho que exerce, apesar das nuances que envolvem o seu ofício. É também empreendedor, para além de possuir uma veia artística agora oculta. Na sua abordagem, contou aos alunos sobre o seu percurso no ensino secundário, o drama vivido para ter acesso ao ensino superior e sobre o momento de descoberta daquilo que desejava tornar-se. O diálogo foi entrosado de tal maneira que, levou-se os alunos a uma viagem iniciada a partir do clássico internacional “Alice No País das Maravilhas” até as à descodificação de uma importante lição extraída da “Arte da Guerra” de Sun Tzu.

 

“A melhor escolha é sempre a que é realizada de forma lúcida e consciente, levando em conta as informações mais detalhadas e precisas sobre si e sobre o mundo a sua volta. A segurança pela escolha é o único possível capaz de evitar frustrações futuras.” – Fredson Jaeia 

 

Momento Cultural

O momento cultural foi garantido pelo artista Jonathan (Gaspar Dzimba), que é também antigo aluno da escola visitada. Jonathan fez um breve resumo sobre o seu passado na escola Secundária da Manhiça e partilhou como foi parar no mundo da música, aventura esta que lhe rendeu uma bolsa de estudos na Noruega, onde profissionalizou a sua arte podendo hoje considerar-se um “músico a tempo inteiro”, tal como o próprio referenciou. Concluída a conversa, com a sua guitarra interpretou o clássico “Balada para as Minhas Filhas” de José Mucavele, deixando a todos os presentes emocionados com o profundo significado que o tema carrega. Houve ainda espaço para um “improviso” de rap com um dos alunos participantes.

Convidados Especiais

Os convidados especiais, Augusto Muianga e Mário Machel, presidente do Conselho de Escola e representante dos professores da Escola Secundária de Manhiça, respectivamente, manifestaram a sua satisfação pela realização do workshop, apelando aos alunos para levarem consigo as lições a que foram expostos. Manifestaram igualmente satisfação pela realização do evento, expressando a vontade de ver persistência e progresso da iniciativa.